domingo, 10 de maio de 2015

Mãe, uma palavra, infinitos significados.


Meu cabelo estava preso em um rabo de cavalo, as pontas tocavam na minha nuca e arrepiava quando tocava no meu pescoço. Hoje era dia das mães na escola, a minha tinha mania de chegar atrasada, quase sempre. No começo eu ficava triste pelo fato de todos os meus colegas estarem com suas mães aos seus lados e a minha sempre chegar depois, eu dizia o horário e ela atrasava mesmo assim. OK. Eu já tinha chorado por aquilo uma vez, mas ela me contou depois o porque sempre chegava atrasada:
-Filha, calma, a mamãe estava trabalhando, mas já estou aqui – ela falou.
- Por que você tem que trabalhar? Você devia ser só minha. Eu preciso mais de você do que eles – falei tentando parar de chorar. Lembro daquele dia, eu devia ter nove anos. Ela me olhou com as sobrancelhas quase juntas.
-Filha, e se eu não trabalhasse? Como seria? Como você iria ganhar seu brinquedos? E seu todinho da tarde?  E cinema no domingo? – perguntou ela .
-Mas você disse que dinheiro não é importante, e sim o amor, e você ficaria o dia todo comigo, deixa que o papai trabalha, mas pouco, porque também quero ele só pra mim – finalizei . Ela sorriu e me abraçou depois.
Mas hoje ela sabia que eu ia apresentar um textinho sobre a mães, um discurso que a escola pediu para ler, e me voluntariei . Já estava na hora de eu subir o palco, me olhei no espelho, soltei os cabelos, se minha mãe me visse, veria como ela gosta. Passei a escova e ficou como sempre, como ela gosta. Escutei me chamaram e fui, subi as escadinhas, e fui olhando as mães na plateia com meus amigos ao seus lados, nada da mamãe. Ok. Vamos mãe , apareça, implorei na minha mente. Olhei mas uma vez pra plateia. E lá estava ela, mas linda do que nunca, sempre dava pra entender porque meu pai tinha se apaixonado por ela. Peguei o papel no meu bolso, era o texto que a escola tinha pedido pra eu ler. Olhei para aqueles trechos e de novo para minha mãe, eu precisava falar pra ela, com minhas palavras. Botei de novo o meu papel no bolso.

-Todos os dias, eu acordo e olho para ela, eu quero ser igualzinha a ela, quero imitar até a cor de batom. A pergunta que nunca cala na cabeça, é como ela consegue? Fazer um bilhão de coisas ao mesmo tempo e continuar maravilhosa. Talvez um dia eu entenda. – olhei para as mães sorrindo e seus filhos os abraçando – Dizem que o amor que sentimos por nossas mães,  não chegam nem perto do que o que elas sentem por nós, é inexplicável. Um dia quero entender. Todos os anos, presenteamos de diversas formas, mas acho que nenhum presente é suficiente para agradecer  e explicar nosso amor por elas. Ela é uma mulher da nossa vida, é nossa amiga. Um dia vamos querer sair dessa vida, como agora, queremos ser independentes, ir morar fora , ficar distantes, mas eu sei que a saudade vai ser grande, então todos os dias, temo que dizer que a amamos, nem todos os dias eu digo, e me arrependo, porque não sabemos o dia de amanhã. Mas mãe, eu te amo, e te agradeço por me ter nessa vida, eu não sei quem seria sem você, obrigado por tudo, a todas as mães, as todas rainhas, e heroínas, guerreiras, batalhadoras, todos os melhores adjetivos possível , pode ter briga, mas não dura nem segundos, a mãe é a nossa força, não precisa ter saído de dentro dela, ela só precisa criar e ensinar, e amar claro. Feliz seu dia – finalizei olhando para minha mãe.

Mamãe se levantou e gritou aplaudindo com as outras, e todas gritaram, mas não mais que minha, minha mãe, me chama de bebé na frente de todos, me deixa passar mico, mas não tenho vergonha, tenho orgulho, ela é tão tudo. Ela me abraçou forte e disse:
-Ser mãe, é ter um filho e não desisti dele, ou menos é uma das coisas que somos – sussurrando no meu ouvido. – eu te amo bebé.


Esse texto é homenagem ao trabalho que não tem salario, que a pessoa não para um segundo, não dorme, não come, e só faz isso aos seus filhos. Eu amo a minha. E por favor aproveite a sua. Nos dias de hoje, não parece, mas conheci pessoas que menosprezam sua família, sua mãe, sem respeito algum com quem é aquela pessoa. E quando perdem e se arrependem, não sabem o que foi. Sua mãe merece mais que o mundo.

Feliz dias das Mães rainha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário