sábado, 5 de outubro de 2013

Casa de repouso aos idosos

No dia 17 de setembro minha missão com o colégio Integral (aonde estudo) fomos a casa de repouso aos idosos.
Bom, o que eu poderia dizer dessa experiencia, perfeita, maravilhosa, lindas, bom eu acho que poderia ser mil e umas palavras mas nenhuma ia distinguir o tando de amor e a harmonia que sentir nesse dia, se eu tivesse mais fotos de todos eu mostraria porém só tive está.
Eu me arrependo de não ter ido falar com todos e por isso mesmo desejo em retornar lá, mas é que mais dei atenção foi a Raimunda (esta da foto), eu a observei depois de perceber que ela estava só pois muitos dos meus amigos estavam concentrados em outros. Ao chegar lá fiz algumas perguntas básicas que devemos fazer, e ela reclamava do calor, que era muito, pois só tinha um ventilador e só ficava em uma parte, mas o calor era o que mais se falava e de muitas quando eu cumprimentava era a primeira coisa que diziam. A Raimunda era bem pequena como pode se ver e não posso dizer que seus dentes ainda estão na boca, mas ela falava muito bem e como falava, conversamos muitos, eu estava de joelhos do lado dela mas mesmo com joelhos doloridos valia a pena ficar ali conversando com ela e ela pegando em meus cabelos e dizendo alguns elogios e não só elogios e sim palavras que diziam sua felicidade, e o que me deixa mas emocionada, eu não poderia chorar em sua frente eu teria de ser forte e ficar ali sorrindo com ela, mas eu sabia de sua história, sabia que ela tinha sido abandonada, mas como? Uma pessoa dessa tão amável, qual mal ela fez? Eu também não sei pois conheci uma senhora com um sorriso que depois deixou outro em mim.
Me impressionei muito com alguns outros idosos, um por exemplo que contava suas histórias e dizia ter conhecido o Pelé e que já havia jogado na seleção e ter uma família famosa, outras que não só queriam atenção pra si mesmo, mas também queriam pra sua amiga, e também teve uma historia que chocou muitos da gente, pois um dos nossos trabalhadores do colégio achou uma tia sua lá uma outra senhora. Também teve uma que mais nos impressionou com sua história, ela é muito inteligente era a Neuza que era professora e depois de aposentada ainda que mesmo com o salario baixo ainda gostaria de ensinar, porém suas pernas estão amputadas o que foi triste de se dizer, ela também tinha alergia ao nervosismo, mas nada daquilo fez com que ela parasse de nos contar mais de sua vida o que era tocante, mas triste da sua história foi saber que seu filho era drogado e maltratava ela por isso ela pegou um taxi e foi pra Teresina, minha cidade, e entrou na casa Frederico Ozana.
São muitas historias e motivos pelo quais os idosos vão parar ali, e muitas tristes como uma... que fica esperando todo dia seu filho chegar para pega-lá, mas se for pra perguntar quanto tempo ela faz isso, é de decepcionar, são exatos... sete anos, sete, anos. Mas por que? O que foi que ela fez pra ser "largada" ali, são pessoas tão boas, são como crianças e também tem sentimentos como nós, então vamos fazer o bem sem se preocupar a quem, apenas fazer por ser certo. Assim também temos que ser solidários com animais e crianças e até mesmo mendigos.
Seja feliz, mas também fazendo bem, pois não há felicidade maior do que fazer o bem... E eu simplesmente fiquei muito feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário